Eleição Conselho Tutelar - Coluna Edson Luiz : Três Tempos


 
1º Tempo
Curionópolis
Neste Domingo, 04/10, ocorreu à eleição para Conselheiros Tutelares em Curionópolis, onde o povo foi às urnas de livre e espontânea vontade escolher seu representante para o conselho Tutelar de Curionópolis.
O pleito ocorreu na mais perfeita ordem, apesar de ter havido atraso na entrega de materiais de votação, nas escolas onde havia urnas eleitorais, transcorreu em clima de paz, apenas algumas pessoas que vieram votar, voltaram para suas residências sem votar, fato  que não altera em nada para os eleitores, pois os brasileiros não são obrigados a votar para escolha de Conselheiros Tutelares.
Durante o domingo, de 8:Hs ás 17Hs, três escolas em Curionópolis e duas em Serra Pelada, receberam os eleitores, onde foi escolhido os 5 novos membros do Conselho Tutelar e seus suplentes que irão atuar no quadriênio 2016/2019.
Em Curionópolis  16 candidatos disputaram as 05 vagas para Conselheiro Tutelar, sendo que os três primeiros eleitos  foram de Serra Pelada e dois de Curionópolis,  e todos os suplentes são de Curionópolis.
Antonio ---------333
Francisca Zacarias  -------289
Cleiane  ------280
Rita   ----------206
Luzineide  ------204
 Suplentes:
Romário Mendes ----- 195
Cleuton -------- 174.
Juscelino      --------  171
Cirlene  -------147 
Cleudiane   ------- 146
2º Tempo
Eldorado
O Pleito eleitoral para a escolha dos cinco Conselheiros Tutelares e seus suplentes teve um número de 18 concorrentes, onde os cinco primeiros foram:
Leonôra   -----   347 Votos
Cléber    -------332
Janaína    -----332
Daniela Valente  ----311
Alfredo  --------235
 Os Suplentes são:  Daniel, Flavio Barbosa, Rosa Ribeiro, .Evirânia dos Reis e Raimunda costa.
A Eleição em Eldorado Para Conselheiro Tutelar foi bastante conturbada, pois em todos os pontos onde houve urna eleitoral, faltou alguma coisa, e a população por ser diferenciada de outras cidades, vão a câmara municipal reclamar para os edis dos acontecimentos, e o que não faltou foi gente reclamando, outras elogiando, brigando, xingando e outros.
Sem contar que alguns vereadores na sessão, contando vantagem de terem  eleito seu candidato ou candidata, além de fazerem discursos inflamados e desrespeitosos em relação aos seus colegas, isso sem contar que os mesmos estão declarando na tribuna que fizeram campanha para determinados candidatos á Conselheiros Tutelares.
 Em Eldorado acontece a polêmica de sempre, em toda parte da cidade os vereadores e eleitores se confrontam e principalmente dentro da casa de leis, onde alguns se ofendem com palavras, com acusações, muitas vezes infundadas, e quase nunca chegam a um denominador comum.
A grande maioria dos vereadores quando sobem na tribuna, sempre falam dos bem feitos do Prefeito e sua equipe, pois bem, essa prática é bem vista pelos seus colegas, porém a população abomina esta forma de fazer política, mas com diz um amigo nosso, “eleitor é como maxixe, quanto mais você pisa nele mais nasce”, eu particularmente não compactuo com esta idéia, porém tem que ache válida.
E deixo aqui minhas condolências á família do seu Antonio Gonçalves Souza, mais conhecido como Antonio Regina, que foi um dos pioneiros de Eldorado do Carajás, sendo homenageado por todos os edis daquela casa de leis, inclusive foi pedido pelo vereador Luiz Lima (PT), um minuto de silêncio em suflágio á este grande cidadão de Eldorado, deixo aqui minhas considerações a família do senhor Antonio.
3º Tempo
Ainda em Curionópolis aconteceu uma capacitação para os profissionais da saúde, onde na habilitação puderam fazer inicialmente um teste de aptidão, depois ficaram com o material para estudo, onde daqui a três semanas a Dra. Rejane Cavalcante Médica Pediatra Neonatologista, coordenadora nacional da estratégia AIDPI neonatal, voltará para aplicar em testes aos enfermeiros e médicos do município, o que foi estudado por eles nestas três semanas, onde os profissionais aprenderão e identificarão doenças que poderão ser prevenidas em crianças de zero a dois anos, de maneira preventiva de algumas doenças, e após a segunda etapa do curso, farão na presença da coordenadora nos postos de saúde e no Hospital Municipal a aplicabilidade do que aprenderam no curso, na terceira fase e conclusão do curso de capacitação.
Também quero parabenizar a nossa secretária Elizeth Abreu, pela iniciativa com esta capacitação, haverá mais saúde neonatal em nosso município.




Comentários