Três Tempos Coluna do Edson Luiz



Curionópolis: Aconteceu o ll Seminário do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Nesta Sexta-Feira, 05/06, no Teatro Municipal de Curionópolis, aconteceu o ll Seminário do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, onde inclui formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos.
A Prefeitura de Curionópolis em parceria com a Secretaria de Educação, realizaram o Seminário com o compromisso de capacitar os docentes para uma nova forma de alfabetizar as criançasaté os oito anos,  com a língua portuguesa e matemática.
A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal.

PNAIC
O objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades, estando previstas formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos.
Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, tais quais como jogos, quebras cabeças, desafiose outros.
O Seminário foi realizado com apresentações culturais, exposições, dinâmicas, jogos e brincadeiras, organizadas pelos educadores para suas formações.

Inserção do Programa
A Secretária de Educação Gerlane Lima, agradeceu e parabenizou toda sua equipeque se empenhou na inserção do programa em Curionópolis: “Estamos vendo forte interesse dos professores e por isso os resultados aparecem tanto na participação da formação, quanto as atividades desenvolvidas em sala de aula”, Finalizou Gerlane.
O Seminário integra ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Atividades Lúdicas
Para a coordenadora de educação de Curionópolis, Delceny Ribeiro, o Seminário é uma importante ferramenta para os professores que estão fazendo a formação continuada, “Essa formação capacita os docentes na forma das ministrações das atividades lúdicas nas salas de aulas, visando um aprendizado diferenciado aos discentes”, findou Delceny.
O Plano prevê avaliação anual e universal dos alunos do ciclo de alfabetização, onde  15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas.

Comentários