Três Tempos Coluna do Edson Luiz



                                      1º Tempo

A conclusão de uma graduação pode dobrar seu salário
Que estudar vale a pena, todos sabem. Mas uma pesquisa da Universidade Estácio de Sá realizada com ex-alunos de mais de 100 cursos em todo o país, divulgada em abril de 2015, ajuda a verificar isso na prática, alunos graduados, remuneração melhorada.
Segundo o estudo, em carreiras como administração ou ciências contábeis, o salário dos estudantes chegou a dobrar com a graduação. O ganho salarial médio, considerando todas as áreas, foi de 58%.
Além disso, o índice de empregabilidade um ano após a conclusão do curso é de 78%. Em carreiras como tecnologias da informação e gestão, chega a 90%. Outro dado relevante é o de que, em média, em 25 meses, os estudantes conseguem recuperar o investimento feito ao longo do curso.
De fato, o estudo melhora nossa vida. E aumento salarial e ascensão na carreira não são as únicas conquistas. A dedicação, leitura, esforço e compromisso com um objetivo nos tornam pessoas melhores. Quem estuda se torna mais capaz de lutar pelos próprios sonhos e vencer desafios. Torna-se alguém que pode agregar mais valor ao país, num momento em que falta gente qualificada. Desenvolver-se profissionalmente e aprimorarem-se como cidadão capaz de fazer algo pelos demais, mais preparados para mudar a sociedade em que vive.
Vale ressaltar, no entanto, que só o diploma não é suficiente. Com ele, pode-se ingressar no mercado numa posição atraente e conquistar uma boa remuneração. Mas o desafio é manter-se no cargo e, sobretudo, ser capaz de crescer profissionalmente.
Competências comportamentais, como flexibilidade, autonomia, tolerância, respeito pelos demais, capacidade de trabalhar em equipe contam muito. Sem elas, o conhecimento é vazio, acaba se tornando inútil, tanto para as organizações, como para a sociedade. Justamente por isso há uma máxima do mercado de trabalho atual: “contrata-se pelo currículo, demite-se pelo comportamento”.
A continuidade dos estudos também é fundamental. Apenas para citar um exemplo: um profissional de odontologia, formado há 20 anos, usa atualmente em torno 15% do que aprendeu na graduação.
Hoje um aluno recém-formado pode ter mais chances de ser contratado do que um profissional que se formou há 10 anos e não estudou mais.
                              2º Tempo
Ensino domiciliar alcança vitória importante
 Na semana passada acompanhamos um fato inédito na educação do país: a jovem Lorena Dias, que não frequentou a escola, mas estudou em casa, foi autorizada a ingressar na faculdade, foi matéria em vários jornais do Brasil.
O Ministério da Educação (MEC) pode recorrer, já que, em tese, a prática fere o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases (segundo a qual "é dever dos pais efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos") e a Constituição Federal, pois deixar de prover instrução formal pode ser caracterizado como abandono intelectual.
Conhecida nos EUA como homeschooling, a prática vem ganhando força no Brasil. As famílias que optam por esse modelo entendem que a escola não é adequada para educar para o mundo de hoje. Para eles, em vez de estimular, a escola inibe a criatividade.
Estes pais alegam que no ensino domiciliar evita o bullying, fogem de escolas de má qualidade e ficam mais envolvidos na educação dos filhos. Por tudo isso, há um projeto em trâmite (PL 3179/12, do deputado Lincoln Portela) que pretende legalizar o homeschooling no país.
Enquanto o projeto não é votado, Vamos todos nós fazer uma reflexão (Os que pretendem optar, é claro), se realmente temos a capacidade de ensinar nossos filhos em casa, por que,  se não aprendemos o suficiente, não podemos ensinar nossos rebentos em casa.
                                   3º Tempo
Curionópolis:
Esta semana o comentário foi geral quando Rui do Posto apareceu na capa do Carajás com o presidente da Câmara, Cassiano Bezerra.  Já se cogita pela cidade que aí vem uma dobradinha política, bom se vier mesmo que seja bem vinda..
Por outro lado a ciumeira já se iniciou pela cidade.
Falamos com o Valdeir do União, e ele disse estar trabalhando incansavelmente sua candidatura.
Outro que também está trabalhando, sem medir esforços é o Miguel Cássio (O Negão Show), segundo Miguel, está fazendo as amarrações para lançar sua pré candidatura. Estamos aguardando...

“Boa semana a todos”.                 “Sejam Felizes”.

             
    

Comentários